Nessa terça-feira (18), representantes dos quatro laboratórios de inovação do Judiciário do estado TJPE, TRT- 6ª Região, TRE-PE e JFPE, se reuniram na sala do Labi Fervo, no edifício-sede da JFPE. O encontro trouxe como pauta a estruturação de uma rede pernambucana de inovação. A rede Massapê, como foi chamada, contribuirá para o fomento da cultura da inovação em todas as instituições envolvidas, oferecendo palestras, oficinas, mesas de debates envolvendo temas ligados à inovação como uso de inteligência artificial no judiciário, inclusão social em uma era cada vez mais digital.
A coordenadora técnica do Labi Fervo, da JFPE, Adélia Cavalcante, comemorou a aproximação entre os laboratórios de inovação e o incentivo das ações inovadoras no Judiciário pernambucano. “Os projetos coletivos já estão surgindo. Este ano está no radar a realização de um evento interinstitucional no mês de abril que será oportunamente divulgado”, comentou a servidora.
O Labi Ideias, do TJPE, foi representado pelos servidores João Guilherme Peixoto e Ayrton Freitas. Representando o Laboratório de Inovação, Inteligência (LIODS), do TRT- 6ª Região, estiveram os servidores Filipe Guerrero e Auston Soares. Já o TRE PE, foi representado por Hugo Belfort. “A construção coletiva é essencial para fortalecer o ambiente de inovação, estando inclusive previsto e incentivado no Plano Nacional de Inovação do CNJ. Com a união do Judiciário pernambucano, podemos ampliar nosso impacto e oferecer serviços mais eficientes e acessíveis aos cidadãos, “destacou Belfort.
“Foi uma reunião extremamente importante e impactante para a gente começar o ano de 2025 a partir do planejamento de ações da Rede Massapê, a Rede Pernambucana de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário. A ideia do nosso encontro foi apresentar pautas coletivas, pensar em eventos que podem ser desenvolvidos em cada um dos laboratórios e acima de tudo integrar. A rede nasceu com essa perspectiva”, explicou o servidor do Ideias Esmape/TJPE João Guilherme Peixoto.
Já Filipe Guerrero, chefe da Divisão de Inovação do TRT-6 destacou que, “a estruturação da rede Massapê é fundamental para modernizar a justiça, tornando todo o sistema cada vez mais ágil, transparente, acessível e eficiente. Integrar as instituições e as servidoras e os servidores estimula a troca de conhecimento e a implantação de novas tecnologias e a otimização dos processos. A inovação garante que o Poder Judiciário acompanhe as mudanças sociais e tecnológicas”.