Labi Fervo realiza encontro com balanço sobre ações do ano 2024 e anúncio de projetos para 2025

No dia 11 de dezembro, a equipe do Laboratório de Inovação da JFPE (Labi Fervo) recebeu a Direção do Foro e representantes de laboratórios de inovação do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), do Tribunal Regional do Trabalho da 6a Região (TRT-PE) e do Ministério Público Estadual para apresentar balanço sobre ações realizadas ao longo do ano de 2024. Ainda no encontro, foram anunciados dois projetos a serem desenvolvidos na JFPE, o “BI (Business Inteligence) na Direção Certa” e o “Observatório de uso de IA (Inteligência Artificial)”.

Participaram do encontro o diretor do Foro da JFPE, juiz federal Claudio Kitner, o juiz coordenador do Labi Fervo, juiz federal Jaime Sarinho, a juíza federal Daniela Zarzar e a diretora administrativa Izabel Furtado, entre outros servidores da instituição.

“Os encontros anuais do Labi Fervo já se tornaram uma tradição. Sempre, no final do ano, fazemos uma retrospectiva dos projetos desenvolvidos e suas repercussões no âmbito da JFPE. Para 2025, anunciamos a continuação dos projetos que já se consolidaram como a ‘Mentoria na Direção Certa’, ‘PODCAST Papo Fervo’ e ‘Curteams’, assim como anunciamos o início de dois novos projetos”, explica Sarinho.

O projeto “BI na Direção certa” está em construção e será lançado após a capacitação dos gestores. A ferramenta tem por objetivo melhorar a gestão do acervo das unidades judiciárias, usando as telas de power BI. “Seu diferencial é fornecer a situação individualizada de cada unidade, como tempo de tramitação dos processos e tempo de realização de atos processuais, possibilitando o confronto de informações entre as unidades judiciárias. Ao ‘traduzir’ essas informações, o gestor terá mais transparência e rapidez ao acessá-las”, explica a servidora do Labi Fervo, Adélia Cavalcante.

Em relação ao projeto “Observatório do uso de IA”, trata-se de uma série de encontros que visa capacitar os magistrados e servidores sobre o uso de IA generativa, com foco na segurança e no aumento da produtividade. O lançamento se deu no dia 12 de dezembro, com a presença dos juízes federais Jorge André de Carvalho Mendonça e Cesar Arthur Cavalcanti de Carvalho, bem como de servidores das varas penais da Capital. O coordenador Jaime Sarinho apresentou um caso prático e mostrou aos presentes como a IA generativa pode auxiliar na confecção de uma sentença a partir da captação e processamento de informações contidas nas peças processuais e nas gravações das audiências.

Por: Assessoria de Comunicação – JFPE

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2022 JFPE Todos os direitos reservados